segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hoje é dia de combate à exploração de crianças e adolescentes

Em todo o país, estão programadas ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta segunda-feira (18). O objetivo é sensibilizar e mobilizar população e autoridades para esse problema.
A maioria dos casos não vira estatística, porque a vítima não registra o caso por falta de condições das delegacias. No Brasil, apenas sete são especializadas em atender crianças e adolescentes.
Em um ambiente apropriado, discreto e sigiloso, as vítimas podem ficar mais a vontade para contar o que sofreram. A única delegacia especializada em crimes contra crianças e adolescentes no Ceará nem parece uma delegacia. A maioria dos conselhos tutelares também não está equipada para atender estes casos. Uma pesquisa nacional dos conselhos estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente revela que mais da metade não tem sequer telefone.
O Brasil dispõe de apenas oito varas especializadas em julgar crimes contra meninos e meninas, segundo a Associação Brasileira de Magistrados e Promotores da Infância. "Todo esse processo acaba funcionando em cadeia. Se a primeira instância de atendimento não está preparada, qualificada, capacitada para trazer isso de uma forma correta e adequada até que se alcance a última instância, que é a instância judicial, dificilmente a gente vai ter mais punições ", aponta a socióloga Graça Gadelha.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial