terça-feira, 1 de setembro de 2009

TJPE conecta todas as comarcas na Internet

A partir desta semana quem der entrada em ação na Justiça estadual, em qualquer ponto de Pernambuco, poderá consultar o seu andamento, despachos e decisões pela internet, através do site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Na segunda-feira, dia 31, as últimas comarcas a serem informatizadas foram as cidades de Tamandaré e Calçados. O ato de interligação das 149 comarcas à rede de dados será formalizado em solenidade com o presidente do TJPE, Jones Figueiredo, dia 03, às 17h, no Fórum da Comarca de Garanhuns.
A medida dá um passo essencial em direção à modernização do Judiciário, pois possibilita o acompanhamento, também em tempo real, de suas demandas administrativas. Hoje, para atendê-las é necessário arcar com custos no envio de documentos para os setores competentes do TJPE.
Na gestão do atual presidente do Judiciário de Pernambuco, desembargador Jones Figueiredo, 80 comarcas foram interligadas e receberam o sistema Judwin, software que insere e atualiza o andamento das ações na base de dados do Judiciário. As outras restantes, 69, foram integradas desde 1999, ano em que a primeira comarca, Olinda, foi informatizada.
Segundo Luís Eduardo Câmara, assessor técnico da Diretoria de Informática, o trabalho foi realizado conjuntamente com outros setores do Tribunal de Justiça. “Contamos com a parceria da Diretoria de Infraestrutura, que nos apoiou com a parte de instalação da refrigeração, telefonia, pontos elétricos e até com pequenas obras nas comarcas”, disse.
O assessor técnico ressaltou, ainda, a importância da capacitação de 400 servidores, divididos em 40 turmas, na utilização do Judwin. “Nossa orientação é que além dos processos novos, os Juízos se organizem para cadastrar também os processos antigos, ou seja, 100% de seu acervo”, afirma Luís Eduardo.
Fonte: TJPE

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial